Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

Face Awards no Brasil revela talentos da maquiagem artística
Face Awards no Brasil revela talentos da maquiagem artística
13 de abril de 2018
3D Line apresenta hidratação efeito teia
3D Line apresenta hidratação efeito teia
17 de abril de 2018
Exibir tudo
Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

Nutricionista Paula Castilho, do Sabor Integral Consultoria em Nutrição, indica alguns lanchinhos saudáveis e práticos para não passar aperto na rotina corrida do salão de beleza

Muitas vezes a correria do dia a dia impede fazer uma alimentação de forma saudável e respeitar os intervalos tão importantes (e sagrados) para recarregar as energias e saciar aquela fome. Ainda mais num dia de agenda apertada no salão de beleza. Por isso os lanchinhos saudáveis são tão importantes.

De acordo com a nutricionista Paula Castilho, a alimentação deve ser fracionada em, no mínimo, cinco refeições diárias. As recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde, são estas: desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia. Além disso, ficar longos períodos sem comer faz mal à saúde. E quem come mal – em relação à qualidade, quantidade e horários, pode sentir cansaço, dor de cabeça, tontura e ficar irritado, com alterações de humor. Tudo isso pode interferir inclusive na execução de um bom atendimento.

Mas como driblar a falta de tempo? Paula Castilho diz que existem várias formas eficazes de elaborar um plano alimentar. “Cada pessoa precisa de um individualizado. Por isso o acompanhamento de um nutricionista é tão importante. Este profissional irá avaliar as necessidades de cada indivíduo. Assim, adaptará de acordo com os horários que o paciente pode se alimentar sem trazer prejuízos a sua saúde”, avalia.

Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

Para manter uma alimentação saudável, a nutricionista indica:

– Realizar algumas trocas como alimentos simples pelos integrais que possuem mais fibras e ajudam no processo de emagrecimento;

– Evitar longos períodos sem se alimentar. Quando ficamos muito tempo sem comer a tendência é de na próxima refeição comer mais do que deveria;

– Preferir alimentos naturais aos industrializados;

– Substituir alimentos com gorduras ruins e açúcares por ricos em vitaminas e minerais;

– Evitar dietas restritivas e proibitivas, pois tendem a dar errado;

– Manter um equilíbrio na sua alimentação evitando excessos;

– Fazer as refeições em locais tranquilos e prestando atenção no que está comendo;

– Beber bastante água;

– Incluir frutas, verduras, legumes e cereais integrais no seu dia a dia.

 Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

Dicas de lanchinhos saudáveis

Salgadinho de soja:

Feitos de farinha de arroz e de soja integral, não são fritos, portanto têm baixo teor de gordura. Tem teor de sódio reduzido em 50%, não sendo prejudicial à pressão arterial. Contém fibras, isoflavonas e minerais como cálcio e ferro.

Barrinha de cereal: 

Apesar de ser uma opção, deve ser consumida com moderação e jamais usada para substituir refeições. “O melhor horário para comê-las é entre as refeições. Mas, sempre que possível, optar por um lanchinho natural. A dica é sempre analisar o rótulo. Pelo fato de possuir fibras, é preciso mastigar muito, o que sacia a sensação de fome”, comenta a nutricionista.

Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc.):

São excelentes opções de lanches. Fontes de gorduras insaturadas – gorduras saudáveis, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo e da pressão arterial. O ideal é que se consuma três ao dia.

Frutas desidratadas:

A praticidade e o alto valor nutritivo fazem delas uma opção de alimentação saudável, principalmente no intervalo das refeições. “Mesmo com a secagem, ainda apresentam quase todas as propriedades, com exceção da vitamina C e complexo B que se perdem no processo. Mas não dá para abusar e comer à vontade. Como são desidratadas, as frutas secas têm maior concentração de frutose, fibras e nutrientes, mas também de calorias”, alerta Paula.

Iogurte:

São importantes fontes de proteínas, cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B. Contribuem para a construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos, para a formação e manutenção dos ossos, para a produção de energia e até ajudam a retardar o envelhecimento. “Mas é preciso estar atento à tabela nutricional e escolher as opções de lanchinhos saudáveis”, diz Paula.

Semente de abóbora torrada:

Traz proteínas, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. “Além disso, as sementes de abóbora fortalecem o sistema imunológico e colaboram com o funcionamento do sistema nervoso e do metabolismo energético. Só não vale exagerar no sal”, atenta a nutricionista.

Biscoitos e cookies integrais:

São ricos em fibras e proteínas, e normalmente incluem ingredientes benéficos à saúde, como gergelim, fibra de beterraba, óleo de girassol e linhaça. Além disso, não apresentam gordura vegetal hidrogenada.

Frutas in naturas:

são a melhor opção de lanchinhos saudáveis. Fornecem vitaminas, minerais, fibras solúveis e insolúveis que regulam o funcionamento orgânico e promovem a saúde, além de manter a pele e os cabelos bonitos. “Também têm a vantagem de poucas calorias: a maçã possui cerca de 84 e banana, 70 calorias”, destaca.

Fotos: Shutterstock

Os comentários estão encerrados.