Fios afro, crespos e cacheados pedem atenção especial para ficarem hidratados, já que seu formato dificulta que a oleosidade natural se espalhe por toda a extensão do cabelo, e manterem sua curvatura perfeita. Para falar sobre o assunto, convidamos a tricologista Viviane Coutinho e a top model Louyse, que tem se destacado no cenário da moda.
CUDADOS DE TOP
Louyse conta que usa pentes, escovas e ferramentas de calor com muita atenção. “O cabelo crespo geralmente é mais sensível à umidade e esse é justamente o momento em que a porosidade parece intensa. Por isso, é importante manter a hidratação em dia e, caso use pentes, escovas ou até o secador, utilizar com bastante cuidado para não danificar os fios, que são bem finos”, diz a modelo.
Acerte na lavagem
Há quem desconheça a melhor maneira de lavar seus cabelos: com água morna ou fria, xampu em pouca quantidade e condicionador apenas nas pontas. Aliás, não há necessidade de lavá-los todos os dias e nem de usar sempre xampu (o que pode prejudicar a proteção natural dos fios), principalmente no inverno, quando eles demoram ainda mais para secar.
Escolha bons cosméticos
Existem diferentes texturas de fios crespos e, inclusive, é possível ter mais de uma delas na mesma cabeça! Nesses cabelos, o ideal são produtos low poo, isentos de substâncias que agridem a proteção natural do cabelo. “Para finalizar o look, gosto de aplicar uma gelatina capilar de boa qualidade”, afirma.
Complete o arsenal de beleza
Além dos produtos específicos para seu tipo de cabelo, invista em toucas e fronhas de cetim para evitar que os fios embaracem enquanto dorme. “Também há toalhas especiais que combatem o atrito, um vilão para os crespos”, conta Louyse.
TOQUES DE EXPERT
A tricologista Viviane Coutinho, docente da Associação Brasileira de Tricologia e CEO do Instituto VIC, aprova os cuidados que a modelo tem com suas madeixas e complementa com outras dicas simples:
Turbine sua rotina
Considere adicionar o pré-poo e o co-wash à rotina de cuidados capilares. No pré-poo aplica-se óleo ou máscara hidratante nos fios antes de lavá-los, criando uma barreira protetora contra o ressecamento. Já no co-wash usa-se apenas condicionador, e não xampu, ajudando a manter a hidratação natural dos fios.
Proteja-se do frio
Cabelos afro, crespos e cacheados precisam de proteção contra o frio – use gorro, lenço ou chapéu de tecido macio e não abrasivo -, evitando o ressecamento causado pelo atrito com os panos e também blindando os fios contra temperaturas baixas.
Faça umectação noturna
Aplique um óleo vegetal no cabelo antes de dormir, deixando-o agir durante a noite. Isso ajudará a manter a hidratação e a nutrição capilar em dia.
Blinde os fios contra o calor
Se você usa ferramentas como secador ou chapinha, lembre-se de aplicar antes um produto de proteção térmica do cabelo. Minimiza os danos causados pelas altas temperaturas, evitando a perda de umidade e a quebra dos fios.
Evite penteados apertados
Tranças, coques ou rabos de cavalo muito tensionados podem causar quebra e danos aos crespos. Opte por penteados mais soltos e utilize elásticos revestidos de tecido ou scrunchies de cetim.
Não deixe acumular resíduos
Use cosméticos capilares leves e procure lavar os cabelos regularmente, certificando-se de remover bem os produtos, especialmente condicionadores, cremes e óleos, que podem deixar resíduos.
Tenha uma alimentação saudável
Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes contribui para a saúde e beleza dos cabelos. Por isso, consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, como frutas, vegetais, proteínas magras, peixes, nozes e sementes.
Agradecimento: Thainara Martins e equipe Black Comunicação