O Brasil, hoje, ocupa o quarto lugar dos maiores mercados consumidores no setor de salões de beleza, ficando atrás somente de países como Estados Unidos, China e Japão, gigantes mundiais do setor, de acordo com dados apurados pela agência Eurmonitor.
Janny Mota é cabeleireira, empresária baiana e, atualmente, é referência no setor. Com suas técnicas de megahair, conquistou o mercado e o carinho de celebridades brasileiras como Deborah Secco, Lexa, Bruna Marquezine, que puderam provar das habilidades da hairstylist aprimoradas desde 2004.
O mercado de megahair se tornou popular entre as famosas por conta da sua versatilidade e autenticidade. Apesar de estar também associado ao luxo, auxilia muito na autoestima de mulheres, que não só o utilizam para dar volume aos seus fios naturais, como também para ajudá-las a passar por processos de transição capilar, como a influencer e ex-BBB Camilla de Lucas, quando participou do programa global em 2021, em que estava passando pela transição e utilizava do megahair.
Segundo Janny, “Com o uso da extensão, além de elevar a autoestima com os cabelos mais compridos e volumosos, você tem uma diversidade de penteados para serem usados no dia a dia ou em ocasiões especiais”.
De acordo com a empresária, muitas pessoas têm dúvida sobre o uso do megahair, em como fazer penteados nos cabelos e em como mantê-los de forma saudável. Para as extensões adesivadas, Mota comenta que a manutenção tem de ser feita de quarenta a sessenta dias, e salienta: “é extremamente importante fazer o cuidado constante do megahair para que a extensão não danifique o cabelo natural da usuária”.
No caso do megahair feito em ponto americano, a manutenção tem de ser feita de dois a três meses para, conforme dito por Janny, evitar o embaraçamento dos fios e para preservar a saúde dos fios naturais.
“Evite o uso de coques e rabos de cavalo altos por pelo menos uma semana após o procedimento”, afirma a cabeleireira. De acordo com a própria, o cuidado com o produto é primordial, especialmente quando é feito o desembaraçamento dos cabelos, não importando muito se foram aplicados com fitas ou telas.
Janny dá, também, algumas dicas de penteados para o uso do megahair:
COQUES: perfeitos para festas e ocasiões especiais, de forma que ele ficará descontraído e estiloso, assim como os coques duplos, que caracterizam-se por serem divertidos e modernos. Basta apenas separar duas mechas e enrolá-las em coque.
TRANÇAS: também são recorrentes em extensões e trazem charme para os cabelos, apesar de poder ser utilizado de forma corriqueira também, no dia a dia. As tranças ainda se destacam em mulheres negras, utilizando a extensão para dar volume e comprimento aos fios.
TRANÇAS FINAS FRONTAIS: tal penteado salienta a versatilidade das tranças. Apenas separando suas mechas frontais dos cabelos, uma de cada lado, e trançando-as em seguida, se obtém um clássico repaginado, dando um toque de modernidade aos fios. Após as tranças feitas, coloque um elástico nas pontas, então está pronto.
ONDULADO: são uma boa opção para o megahair, unindo cabelos compridos e leves cachos.
BALAYAGE e EXPENSIVE BRUNETTE: são estilos modernos e, ao mesmo tempo, elegantes. Geralmente associado aos anos 2000, a balayage se destaca pelo mesclado de cores, combinando perfeitamente em fios finos, e em cabelos loiros mesclados ao castanho. Já o Expensive Brunette se destaca pela leveza e delicadeza, dialogando com cabelos lisos e cacheados, é característico em fios castanhos amendoados com as pontas em tons mais claros.
RABOS DE CAVALO: o penteado é um clássico e não sai de moda. Simples e ainda elegante, o penteado valoriza o rosto da mulher ao mesmo tempo que põe o cabelo em evidência. Porém cuidado, o penteado não é recomendado durante a semana seguinte à aplicação da extensão.