Inteligência emocional é diferencial competitivo para profissionais da beleza

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Gleyce é mentora de empresas e carreiras no mercado de beleza, especialista em vendas e alta performance nos setores de serviços e produtos.

As principais competências dos profissionais da beleza de sucesso não são técnicas, são comportamentais; e a inteligência emocional se tornou um diferencial competitivo, mola propulsora de carreiras.

O estudo feito por Travis Bradberry e Jean Greaves, autores do livro Emotional Intelligence 2.0, aponta que apenas 36% das pessoas conseguem identificar suas próprias emoções. O QE, quoeficiente emocional, está ligado a 58% do sucesso profissional em qualquer carreira e essa é uma competência rara. A boa notícia é que essa inteligência é treinável.

A descoberta do propósito é uma facilitadora nessa jornada em busca do equilíbrio. Quando somos guiados por uma missão, temos um esforço maior para o autoconhecimento e gerenciamento de emoções e comportamentos. Também temos mais coragem e segurança para tomar decisões, com melhor percepção de perdas e ganhos, desafios e oportunidades. Essa relação harmônica com as próprias emoções melhora a comunicação e relacionamento interpessoal, que devem ser gerenciados em prol do alcance de objetivos.

Os profissionais inteligentes emocionalmente são melhores colegas de trabalho, melhores líderes e liderados, atraem mais público, tem melhor conversão, alta taxa de satisfação dos clientes e se tornam autoridades. Isso porque se mantêm saudáveis emocionalmente para lidar com todos os desafios diários, tornando-se mais fortes e flexíveis, com mindset de progresso, pensamento crítico, capacidade de planejamento estratégico, resolução de problemas simples e complexos. Estão sempre inovando e em desenvolvimento contínuo.

As pessoas inteligentes emocionalmente são felizes. Agem de forma racional, estratégica e com serenidade. Equilíbrio emocional não se trata de ter como comportamento predominante a serenidade, mas de deixar que ela se manifeste consigo mesmo e com os outros. É ser altruísta, pensar o bem e praticar o bem, confiar em si mesmo e nos outros, ser empático, enxergando o mundo sob a ótica de cada pessoa com a qual você se relaciona e não somente com a sua.

É preciso se auto analisar, identificando seus talentos e qualidades para utilizá-los a favor do alcance de objetivos, mas também reconhecer fraquezas, limitações e falta de conhecimento que estejam impedindo os seus resultados e corrigir o que for necessário. Perceba como suas emoções se manifestam através de sensações físicas, sentimentos, pensamentos, comunicação e comportamentos.

Com autoconhecimento é possível se autogerenciar e regular essas emoções para atingir o melhor resultado. A auto performance conduz à alta performance e você se torna um profissional acima da média. Pratique o equilíbrio e ele se tornará seu estilo de vida.

Quanto mais pessoas são conectadas com o seu propósito e sua inteligência emocional se manifesta, mais sua marca se fortalece e você sai do senso comum, potencializando o seu faturamento com serviços de beleza, gerando riqueza e reconhecimento. Engana-se quem acha que isso não é sobre marketing e vendas.

Marketing é o posicionamento da sua marca no setor onde você quer ser visto como uma referência. E isso deve ser pensado estrategicamente, ativando a comunicação sobre a sua identidade em todos os pontos de contato com o público; do online ao off-line. Ou seja, do marketing digital à experiência do cliente na prestação de serviços sua inteligência emocional é determinante para o seu sucesso.

Para ter mais equilíbrio emocional:

  • Identifique os gatilhos das suas emoções para agir de forma programada diante dos padrões;
  • Assuma o controle, colocando-se consciente no momento em que as emoções se manifestam;
  • Escute cada pessoa com atenção, sem vaguear pensamentos enquanto ouve, e entenda como o outro está se sentindo;
  • Atrase sua reação emocional, pensando melhor e respirando pausadamente antes de falar, para evitar uma “explosão” na comunicação com as pessoas;
  • Não tenha respostas prontas para tudo e evite reagir de forma impulsiva;
  • Peça tempo para pensar sempre que não tiver resposta imediata ou se tratar de uma decisão complexa;
  • Analise fatos e dados antes de se posicionar a favor ou contra algo ou alguém;
  • Controle o tom, velocidade e volume da voz ao se comunicar;
  • Peça mais desculpas, afinal nem sempre você está certo;
  • Explique às pessoas o porquê das coisas, não somente o que e como serão feitas;
  • Não utilize as redes sociais, nem mesmo o WhatsApp, para desabafar no calor de emoções;
  • Prefira resolver conflitos em conversas por telefone e pessoalmente após pensar bem e se preparar para falar;
  • Enxergue sempre o copo meio cheio e nunca meio vazio.

Gostou desse artigo? Inteligência Emocional é parte da metodologia do Beauty Leader Training comigo nos dias 21, 22 e 23 de novembro em São Paulo, para profissionais e empresários da beleza.

Gleyce é mentora de empresas e carreiras no mercado de beleza, especialista em vendas e alta performance nos setores de serviços e produtos. É dela os inovadores Métodos Recepção 4.0, Salão Blindado, Qualificação no Negócio Dia da Noiva, Distribuidores de Elite e Vendas Consultivas de Cosméticos Profissionais, entre outros. Master Coach e analista de Inteligência Emocional, Gleyce é pioneira na criação do Beauty Leader Training, a primeira capacitação Leader Coach totalmente voltada para profissionais e empresários da Beleza.

Entre em contato e saiba mais: (11)95338-3138. Instagram: @gleycementora

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