Dicas essenciais de experts para uma recepção nota 10

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Recepção é uma área menor do seu negócio, portanto, merece menos investimentos do que qualquer outro setor, certo? Se você respondeu sim, precisa mudar logo seus paradigmas. Lembre-se, a recepcionista está estrategicamente posicionada na entrada do seu estabelecimento. Sua imagem crava na cabeça do cliente a primeira impressão dele para o bem ou para o mal. Ou seja, o investimento nessa área é mais do que necessário. Isso inclui, é claro, salários dignos, já que alguns proprietários ainda remuneram mal essa classe ou então sequer direcionam sua verba para uma pessoa da área. Felizmente, o mercado de beleza se deu conta disso e já investe em cursos para aperfeiçoar essa figura-chave.

A seguir você descobrirá como encontrar uma funcionária ideal ou promover treinamentos para que ela melhore ainda mais! Tudo sem esquecer a máxima: uma profissional mal orientada é tão problemático quanto não ter nenhuma.

A recepcionista perfeita

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Atendimento ideal existe? Segundo o consultor Obdulio Sanchez, sim! Funcionária impecável é aquela que faz o ambiente ficar agradá vel e organizado. “Essas características devem ser de tal forma que os clientes se sintam à vontade para consumir mais”, revela o especialista em atendimento e administração de salões. Dessa maneira, ele destaca três qualidades imprescindíveis nessa categoria:

1. Gostar de se relacionar com gente. Esse dom é o mais importante, afinal, ninguém curte ser atendido por alguém que mal olha nos olhos e não busca contato algum.

2. Educação e simpatia abrem portas para um bom relacionamento, tanto com a equipe quanto com os consumidores.

3. Conhecimento sólido sobre todos os serviços e produtos oferecidos pelo salão é a base para o desenvolvimento comercial de quem trabalha na recepção.

O básico

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Toda profissional deve saber atuar na organização da agenda, minimizando o estresse de clientes e equipe. Portanto, proprietários e gerentes, fiquem atentos! Esse fluxo de trabalho é a principal atividade que você deve exigir. “Quando ela não mostrar nenhum interesse nessa tarefa e sua ineficiência interferir no andamento do dia a dia, é hora de considerar uma demissão”, aconselha.

O treinamento de ouro é baseado em dois pilares:

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1. Saber tudo sobre os serviços. “Ofereça conhecimento técnico para que ela possa entender o tempo de execução médio de cada protocolo, os benefícios, eventuais diferenciais, relação de profissionais do dia, preços, etc”, explica Obdulio.

2. Experimentação. Achou estranho? Mas é isso mesmo! Oferecer tratamentos gratuitos à sua funcionária faz com que ela tenha o conhecimento de uma consumidora sobre cada um. “Ela é a linha de frente do salão e ‘vende mais’ o que usa e conhece. As clientes costumam perguntar muito sobre o que elas estão usando”, ressalta o consultor. Isso sem contar que mulheres com cabelos invejáveis na entrada do salão farão a clientela ficar louca para gastar e obter esse “sonho de consumo”, seja o esmalte, a cor das mechas ou o corte.

Metas e Bônus

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Jefferson Massari, sócio-diretor do salão Square & Company Hair (SP), comanda cinco mulheres que, além de organizarem a agenda do lugar, são excelentes vendedoras de produtos. “Desde 2008, elas fazem cursos de especialização de atendimento e de diagnóstico para revenda”, conta. Mas como mantê-las motivadas? Jefferson incentiva-as com concursos e premiações de acordo com a performance no dia a dia. “Há valores em dinheiro, viagens, acessórios como botas e bolsas para aquelas que atingirem o objetivo do mês”, revela.

Equipe em ação

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Jefferson Massari defende uma linha de frente proactiva. “Uma recepcionista nunca pode deixar uma pessoa ir embora sem ser atendida ou sem opção de horário”, defende. Outra recomendação do empresário é que elas circulem pelo salão, oferecendo serviços para quem está aguardando ou fazendo mechas, por exemplo. “Peço para indicar tratamentos casados, como uma hidratação capilar para quem está com a manicure”, revela. Além de otimizar a presença e o tíquete médio dela, você a fideliza. “É mais fácil perder aquela freguesa que só faz um protocolo porque não foi motivada o suficiente”, explica.

E sempre incentive-a a dar sugestões sobre tudo. “Grandes ideias podem surgir dessas funcionárias que são a linha de frente do salão”, diz o empresário. Obdulio Sanches indica que elas anotem cada ou negativo. “Essa informação é importante para valorizar os pontos fortes da equipe, assim como corrigir eventuais falhas”, afirma.

Leis da recepção

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Ana Paula Rosa, gerente de educação da Kérastase, dá oito dicas para ser perita nessa arte:

1. Sorrir o tempo todo.
2. Ficar atenta às necessidades da cliente.
3. Antecipar-se sempre.
4. Planejar o dia e organizar o espaço de trabalho.
5. Dominar suas emoções para lidar com o público.
6. Caprichar na apresentação pessoal.
7. Ter uma atitude positiva no dia a dia.
8. Ser proativa no ambiente do salão.

 

Texto: Geiza Martins (edição de web: Patricia Santos )
Fotos: Shutterstock

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