Todo cabeleireiro sabe a importância de ter os produtos que vai precisar no atendimento sempre à mão. Afinal, não conseguimos prever quando uma cliente entrará no salão à procura de determinado serviço. Mais do que isso, os produtos estocados precisam agir: nada adianta estar com as prateleiras repletas de cosméticos ameaçados pelo prazo de validade.
Confira também: Morena iluminada: Romeu Felipe apresenta a coleção Hello Blond
Organizar o estoque do salão só traz vantagens ao dia a dia do profissional: a principal delas é o retorno financeiro, já que produto parado é dinheiro perdido. “Os cosméticos comprados tem que girar, sair. Esse é o movimento do salão. Qualquer coisa estocada é um sinal de alerta de que algo não está acontecendo como deveria”, alerta o economista e sócio-fundador do salão DUO +, de São Paulo (SP).
Por isso, Saulo dá algumas dicas com exclusividade para você organizar o estoque do salão.
Achar que toda promoção que aparece é uma oportunidade, pode ser um engano. Comprar mais do que o necessário se aproxima mais do prejuízo do que do lucro.
A única forma de saber o que é necessário e o que não é, é através do controle. O controle do que entra e do que sai nos dá o desenho do serviço que estamos vendendo bem e do que não estamos vendendo. Se é necessário fazer alguma ação para movimentar aquele serviço ou se é melhor investir mais em outro. Além disso, faz com que não corramos o risco de ‘faltar’ produto no meio do processo. Para isso, recomendo ter sempre um estoque mínimo para os produtos de maior saída.
Os produtos comprados tem que sair e fazer receita. Esse é o movimento do salão. Qualquer item estocado e parado há algum tempo é um sinal de alerta. Alguma coisa não está acontecendo e algo tem que ser feito para acontecer.
Trabalhar com doses evita o desperdício. Além de proporcionar um melhor aproveitamento, só se usa o necessário para determinado serviço.
Caso esteja próximo ao vencimento, faça uma promoção. “Produtos fora do prazo de validade são proibidos. Produtos vencidos devem ser descartados. Descartar produtos é um desperdício, portanto recomendo estar atento aos prazos para que se faça uso desses produtos, mesmo que com uma margem menor, antes de perdê-los totalmente.
Um bom sistema de controle com uma pessoa de confiança fazendo a gestão elimina a necessidade de controle visual e das anotações no papelzinho. Ele te fornece relatórios a qualquer tempo, dá a visão do todo, o controle da operação, onde se ganha e onde se perde. Pode ser programável com alertas de estoque mínimo para os produtos mais usados. É uma segurança imprescindível. Além de agilizar a operação no dia a dia, na correria do salão.
Além de ter o controle do estoque é preciso estar atento a ordem do local, a organização dos produtos e a limpeza. Outro ponto importante que devemos citar é que produto guardado em caixa é esquecido, por isso, é fundamental ter os itens no campo de visão.
Implementar comanda para retirada de produtos é fundamental, além de um protocolo de saída, assim você garante o lançamento no sistema em um momento mais calmo.