Não é de hoje que os maquiadores aproveitam o efeito conquistado com sobrancelhas descoloridas. “No mundo da beleza e da moda, recorremos à descoloração das sobrancelhas para criar uma imagem conceitual, um sinal de irreverência e ousadia, em desfiles e editoriais. Esse visual também era mais restrito às tribos fashionistas, de gente moderna e descolada, mas nos últimos tempos foi adotado pela geração Z”, comenta o beauty artist Roosevelt Vanini, do C.Kamura, em São Paulo.
NEUTRALIZAR PARA DESTACAR
Clarear os pelinhos acima dos olhos já conquistou celebridades que amam ousar. É só fazer uma rápida pesquisa na internet para encontrar imagens de Madonna, Lady Gaga, Kylie Jenner, Kendall Jenner, Luisa Sonza e Bruna Linzmeyer, entre outras estrelas, com as sobrancelhas “apagadas”. Pois agora o look virou trend nas redes sociais – com uso de descolorante, maquiagem ou até filtro para conquistar o resultado!
A tal geração Z (indivíduos que nasceram entre o final dos anos 1990 e 2010), citada por Roosevelt, sabe tirar proveito das sobrancelhas descoloridas para valorizar o make-up de cores fortes, traços gráficos e cintilâncias que são tendências e ajudam a criar identidade. “Esse novo conceito também pode ser adaptado para a mulher da vida real. Por exemplo, se o cabelo está iluminado e as sobrancelhas escuras, é possível equilibrar o tom com uma leve descoloração. Já as pessoas mais maduras podem ter os fiozinhos brancos tonalizados com coloração específica para sobrancelhas e cílios, como o RefectoCil”, esclarece o maquiador do C.Kamura, lembrando que não se deve usar tintura de cabelo na região dos olhos.
PROTEÇÃO É TUDO!
Como os olhos são muito sensíveis, o profissional de beleza deve ter cautela ao descolorir as sobrancelhas da clientela, evitando problemas como alergias, enfraquecimento e queda dos fiozinhos. “Assim como os cabelos, os pelos da sobrancelha têm estrutura própria e seu pigmento natural também é uma proteção. Então, quando aplicamos química neles, mexemos diretamente com isso. Portanto, a alta qualidade do produto, o tempo de ação correto e uma boa hidratação são importantes para não prejudicar a saúde dos fios”, ressalta a especialista Kelly Vial, do Studio Entre Cílios e Unhas. “É essencial apostar em séruns hidratantes ou nos óleos de coco, de amêndoas e na manteiga de karité para tratar da área até que se recupere da química aplicada”, finaliza.
PASSOS PARA DESCOLORIR AS SOBRANCELHAS
1.Separe o material: pó descolorante, água oxigenada 30 volumes, escovinha de sobrancelhas e cosméticos para proteger e hidratar, como óleo de coco, a pele e os pelinhos.
2.Prepare a mistura, mas não deixe muito líquida, para que não escorra.
3.Faça um teste antes para ver se a pessoa não é alérgica à química.
4.Proteja a pele da região e aplique o descolorante com ajuda de uma escovinha, evitando o contato dos olhos com a química.
5.Deixe agir por 10 min., no máximo, para evitar que os pelinhos das sobrancelhas, mais fininhos, caiam e não ter queimaduras na pele.
6.Retire a mistura com água e sabonete neutro e depois passe um produto calmante, à base de aloe vera por exemplo, porque a área tende a ficar avermelhada.
7.Avise à pessoa que, quando quiser voltar à cor original, poderá ser aplicado tonalizante ou maquiagem – rímel, sombra e lápis específicos – até os fios das sobrancelhas crescerem.
DICAS PARA CONQUISTAR O EFEITO COM MAKE-UP
Se a ideia é desfilar “sobrancelhas nada” somente por um dia, o maquiador Roosevelt Vanini recomenda primeiro limpar a região com tônico, para retirar a oleosidade. Em seguida, aplicar corretivo próximo ao tom da pele, com ajuda da escovinha, no sentido oposto ao crescimento dos pelos. Depois, pentear os fiozinhos e verificar se todos foram “apagados” com o cosmético. Só não pode exagerar nos produtos ok?
Abaixo, famosas que já clarearam as sobrancelhas em algum momento da carreira.
Fotos: Reprodução Instagram