MODA: Os 7 estilos universais

Dicas de como cuidar bem de seus cabelos
29 de abril de 2022
Dicas de como cuidar bem de seus cabelos – Parte 2
10 de maio de 2022
Exibir tudo

Na década de 1980, a americana Alyce Parsons desenvolveu o sistema PASS (Proportion Analysis / Style Selection), que cunhou o conceito de estilo universal.

O resultado dessa pesquisa extensiva trouxe um compilado de características e padrões que refletem os interesses de consumo dos indivíduos. Daí surgiram os 7 estilos universais. Hoje em dia, eles aparecem tanto na moda quanto no design e no visual merchandising, uma vez que refletem nossos interesses gerais de consumo em muitos aspectos da vida.

Mesmo quem tem pouco ou nenhum interesse pelo mundo da moda tem um estilo. Geralmente temos de 2 a 3, embora um sempre seja dominante.

Juntos, eles transmitem a personalidade, os valores e os ideais que são comunicados ao mundo através das roupas. Ao longo da vida, é normal que a gente mude, evolua e talvez até mude de gostos. Por isso o autoconhecimento é a chave para liberar a sua máxima potência.

Vamos descobrir e saber identificar os seus?

Estilo Tradicional ou Casual

Mais conservador e atemporal, esse estilo se traduz em peças de alfaiataria, linhas retas e cores sóbrias. Uma pessoa que tenha o tradicional como dominante gosta de transmitir seriedade, não é fã de acessórios e vê as roupas como um investimento. O desafio aqui é quebrar a rigidez e atualizar os looks para não parecer que usa sempre as mesmas roupas. Também vale notar que esse é o estilo universal mais aceito no ambiente formal de trabalho.

Estilo Romântico

Delicadeza, babados, estampas pequenas e sobretudo florais são as preferidas dessa mulher, que é super feminina. Ela adora peças artesanais e se identifica com adjetivos como “leveza”, “orgânico” e até mesmo “retrô”. A principal peça chave é o vestido e seu maior desafio é amadurecer o estilo para não transmitir uma imagem frágil.

Estilo Esportivo

Estilo esportivo - Tanara Brasil

Conforto é a palavra que resume esse estilo universal. Isso não quer dizer que a mulher esportiva é aquela que vive com roupas de academia, ok? Ela preza por qualidade e praticidade, pois leva uma vida ativa e não tem tempo a perder. Prefere roupas com mobilidade e é fã do combo clássico jeans + camiseta, além de adorar peças com acabamentos rústicos e fibras naturais. É provável que se sinta limitada por não gostar de usar saltos, mas com um bom direcionamento o estilo esportivo fica adequado para todas as ocasiões.

Estilo Moderno

Sabe aquela mulher que acompanha as tendências e adora looks bem atuais? Ela não tem medo de arriscar e pode até ser vista como extravagante. Geralmente possui bastante informação de moda e já tem know-how suficiente para misturar os estilos por conta própria.

No entanto, por ser muito ousada, se faltar direcionamento pode acabar sendo vista como “over”. É aí que entra a consultoria de imagem e estilo, para balancear essa extravagancia no total look!

Estilo Criativo

Esse estilo geralmente está presente em personalidades que trabalham na área das artes e da criatividade. Assim que abre seu armário, essa mulher não tem medo de misturar tudo. Cores, estampas, formas, texturas, sobreposições inusitadas… tudo é possível para ela, que adora se sentir única. Quando o criativo é dominante, ele pode assustar pessoas mais tradicionais. Por isso cabe analisar o seu estilo de vida e aprender a dosar essa criatividade toda na hora de frequentar ambientes mais sóbrios.

Estilo Elegante

Assim como no estilo tradicional, essa mulher também preza pela durabilidade. No entanto, ela faz questão de comprar peças mais contemporâneas. É uma mulher que transmite uma imagem refinada, reservada e segura de si. Ela escolhe modelagens com excelente caimento e tem uma postura muito elegante em todos os momentos, seu total look é impecável da cabeça aos pés!

Estilo Sexy / Sensual

O estilo sexy está em alta. Saiba como usar a tendência - Mulher Conectada

Esse é um estilo que muitas mulheres adotam para a balada, já que realça as curvas e traz um mistério sedutor para o total look.

Já a mulher que tenha essa sensualidade como dominante ama atrair olhares e não economiza nas transparências, decotes, cores fortes e estampas como animal print. Aqui é preciso ter cuidado redobrado para não cair na vulgaridade (que indica um desacordo visual com a situação ou o ambiente). O desafio é saber dosar para transmitir uma imagem segura, sedutora e sensual na medida certa.

Como descobrir o meu estilo?

Primeiramente, é preciso lembrar que temos um estilo dominante e dois secundários, totalizando 3 estilos universais que traduzem a nossa personalidade. Releia o texto com calma, abra seu armário, dê aquela conferida nos looks postados no Instagram e marque em um papel tudo aquilo com o que você se identifica.

Nesse exercício de autoconhecimento, também vale anotar as suas dificuldades na hora de se vestir. Lembre-se que os 7 estilos universais servem como uma bússola e vão ajudar no propósito de liberar a sua melhor versão. Por fim, uma boa consultoria de imagem é um investimento para a vida inteira. A consultora é uma profissional capacitada para auxiliar em todas as etapas do processo de construção da imagem pessoal de sucesso. Se ficar na dúvida, invista em você!

Ariane Amaral – Consultora de Imagem
Instagram: @_arianeamaral_
Contato: (11) 95023-2511

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no WhatsApp
1
💬 Precisando de Ajuda?
Scan the code
Olá , tudo bem? Seja bem vindo a Revista Cabelos & Cia Digital 👋

Como podemos lhe ajudar?