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Confira as novidades em produtos, técnicas e negócios da Feira Internacional de Beleza

Em 18 edições, a Beauty Fair já se consolidou no mercado da beleza nacional, ganhou respeito internacional e se tornou a maior referência em técnica, conteúdo e prospecção de tendências para o setor, além de fazer a ponte entre consumidores e grandes marcas do segmento.

A abertura oficial do evento ocorreu em 9 de setembro, no Expo Center Norte, na capital paulista, com cerimônia especial contando com a presença de autoridades políticas e de empresários de destaque no setor e que fizeram questão de prestigiar o início da maior feira de beleza profissional das Américas – e o segundo maior no mundo. Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Grupo Ikesaki, Ricardo Ikesaki; representantes do Consulado do Japão em São Paulo; o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine; o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; entre outros.

Durante os quatro dias de Beauty Fair, milhares de pessoas percorreram os corredores do pavilhão para conhecer as novidades de mais de 2 mil marcas e participar de workshops, palestras e congressos abordando técnicas inovadoras e conteúdos vitais para quem atua no setor, e cujo destaque na economia brasileira segue com base sólida.

César Tsukuda, diretor da Beauty Fair, conduziu a tradicional Cerimônia de Abertura, apresentando dados de mercado levantados pelo Instituto IPSOS (terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo) em julho passado. Ele salientou que o Brasil é o quarto maior mercado do mundo nas categorias cabelos e desodorante, e o segundo país do mundo em consumo. Para o executivo, o setor realiza uma grande inclusão social com a geração de milhares de empregos: “O mercado de beleza representa 4% do PIB nacional, um número altamente relevante. Nosso segmento ainda representa o desenvolvimento da autoestima e do bem-estar, porque, muitas vezes, o mercado de beleza é a primeira fonte de emprego para famílias”, comentou o diretor na ocasião.

Destaques da abertura

Ritual de prosperidade: já faz parte da cultura da feira – a Beauty Fair foi oficialmente aberta ao público após a passagem pelo Tori, portal tradicional nas culturas orientais que representa a entrada para um território sagrado, e quebra do barril de saquê, que simboliza superação, sucesso e longevidade.

Homenagem: realizada a João Batista de Lima, empresário e parceiro de longa data da Beauty Fair, que faleceu em março deste ano. “Heróis e anjos que surgiram para que tornássemos real o sonho da Beauty Fair. João foi protagonista, nos orientou, acolheu e compreendeu as nossas necessidades. Sempre muito generoso, ele se doou completamente e nos ajudou a colocar a feira em pé. Fica o nosso carinho e respeito por tudo que ele fez por nós”, disse César Tsukuda. A família recebeu uma placa em homenagem às contribuições do empresário. “Fico honrada de estar aqui. Quando penso no João, meu coração é preenchido de gratidão, respeito, admiração e amor. Ele deixou um legado admirável”, agradeceu emocionada a esposa Rosângela.

Programação especial

Palco Beauty Pro: com abertura assinada por TRESemmé, a marca convidou sua embaixadora, a apresentadora Sabrina Sato, e a jornalista Vânia Goy para abordarem tendências internacionais em salões de beleza. As convidadas refletiram sobre como as manifestações culturais se refletem no comportamento e nas relações humanas e como os cabelos sempre ditaram moda em todo o mundo.

Curso Prático Internacional – Manicure Expert com Brocas e Verniz Gel (Glazing): o curso ministrado por Yulia Gorbachuk, mestre internacional de unhas, apresentou demonstrações ao vivo, permitindo que os participantes acompanhassem todo o processo e esclarecessem suas dúvidas. A especialista ainda abordou importantes tópicos, como a anatomia das unhas, a utilização precisa do micromotor e brocas, assim como o nivelamento das unhas e a aplicação de esmalte em gel para conquistar o efeito glazing perfeito.

Workshop Influencer Beauty – como as influenciadoras e as marcas podem trabalhar juntas para o sucesso: organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), reuniu especialistas abordando como estes profissionais podem se destacar, criar parcerias de valor e compartilhar informações genuínas com suas bases de seguidores. Thais Rosa, estrategista em branding e criadora da agência Dipropósito, e convidada do encontro, pontuou: “Os consumidores estão cada dia mais exigentes e conscientes. Está surgindo uma mudança de comportamento, pois as pessoas querem saber e entender mais sobre as marcas, qual a sua história. Neste aspecto, influenciadores têm o importante papel de apresentar muito mais do que produtos. “A partir do momento que é gerada uma identificação com a marca, cria-se o desejo de consumo”, explicou.

Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia: deu início à programação da 17ª edição, com agenda do pré-congresso oferecida pela marca Bel Col Cosméticos, abordando importantes tópicos para os profissionais da área. Cerca de 500 participantes acompanharam conteúdos sobre a terceira geração do colágeno, a estética integrativa de alto desempenho, estética de sucesso, cosmetologia e inovação na limpeza de pele, restauração da saúde do couro cabeludo, cosmética avançada e fotoproteção de tratamento.

Fórum de Beleza do Varejo

Um dia antes da abertura oficial do evento, na sexta-feira, 8 de setembro, a Beauty Fair organizou um encontro reunindo mais de 1.200 empresários de perfumarias do Brasil para debater o cenário atual e as tendências do mercado de beleza. Os participantes receberam diversos insights dos palestrantes Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda; César Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair; e dos executivos Willian Lin e João Branco; sobre as perspectivas econômicas, experiência do cliente e gestão de negócios. “O evento foi o pontapé inicial para a feira, com o propósito de ajudar a desenvolver o mercado de perfumarias no Brasil, a partir de conteúdos relevantes que contribuam para a melhoria contínua dos negócios”, declarou César Tsukuda durante a abertura do Fórum.

As informações apresentadas foram otimistas. Henrique Meirelles, por exemplo, afirmou que o crescimento de 0,9% do PIB no segundo trimestre animou o mercado e os investidores internacionais: “Se no primeiro trimestre tivemos um crescimento pautado no crescimento do agronegócio, no segundo trimestre vimos o fortalecimento do setor de serviços alavancando esse aumento”. O ex-ministro também ressaltou os bons dados de empregabilidade no país e a perspectiva de crescimento anual de 3% como motivos de comemoração. “O Brasil está crescendo e não existe chance de recessão”, reiterando que com emprego e renda, o brasileiro tende a retomar o consumo – e que os itens de higiene pessoal, beleza e cosméticos deve ser um dos primeiros a crescer – o setor de perfumarias espera um crescimento de 5% a 7% em 2023.

Pesquisa Exclusiva

O conteúdo da primeira pesquisa Beauty Fair sobre Varejo de Beleza também foi compartilhado com o público presente ao Fórum, mostrando dados relevantes: 86% das pessoas consumidoras têm de 18 a 34 anos, compram dois produtos – em 68% das vezes para o cabelo – e passam 21 minutos no ponto de venda. O ticket médio desse público é de R$ 88,52. Já os consumidores mais velhos, com 44 anos de idade ou mais, gastam R$ 96 em cada visita às lojas, buscando por produtos de maior qualidade, independentemente do preço; 85% planejam a compra e, destas, 88% compram mais do que o planejado.

Outro importante dado trouxe a influência das consultoras de venda que atuam nas lojas sobre essa compra adicional. A pesquisa detectou que boa parte da clientela está disposta a trocar de marca e comprar mais itens a partir da recomendação das atendentes da loja, especialmente nas categorias de coloração e tintura para cabelos (83%) e maquiagens (64%). Existe uma preferência por indicações das colaboradoras da loja em relação às consultoras das marcas. “A pesquisa mostrou que 30% das pessoas não estão totalmente satisfeitas com o atendimento recebido nas perfumarias, principalmente quando o ponto de venda não tem uma consultora capacitada para contribuir na decisão de compra. Então, temos muito a conquistar entre quem já é cliente, além de conquistar novos públicos”, ponderou César Tsukuda.

Texto: Carmen Cagnoni. Fotos: Comodo/Agenzia Riguardare

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