A biotina, ou vitamina B7, ou mesmo vitamina H, estimula a produção de queratina necessária para a saúde do cabelo, além de promover a hidratação. Muito importante também para a pele, já que a mantém saudável e evita o ressecamento.
Por ser uma vitamina do complexo B, a Biotina serve para metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas dos alimentos ingeridos e transformar tudo isso em energia. Essa energia é fundamental para o desempenho de muitas funções do nosso corpo, além de evitar o ressecamento e colabora com a saúde cutânea. Sem contar que ajuda no ganho de massa magra.
Responsável pela produção de queratina, o que explica seus benefícios para o crescimento de unhas e cabelos mais saudáveis.
Nos cabelos e nas unhas, a queratina também se faz presente.
Não é à toa que a Biotina pode ser usada em doenças do couro cabeludo, como dermatite seborréica, a perda excessiva de cabelos em homens com alopecia e caspa.
Seus benefícios vão além dos estéticos pois baixa o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e baixa o triglicérides também. Melhora o metabolismo, melhora a intolerância à glicose e ajuda a equilibrar o açúcar no sangue. Protege a função cerebral e combate o declínio cognitivo(memória).
Sua deficiência, por outro lado, pode causar a queda e despigmentação do cabelo, além de unhas menos resistentes. Mau humor e pele seca.
Os principais alimentos fonte de biotina são:
carnes(especialmente fígado de boi cozido); peixes(salmão e atum); ovos inteiros e cozidos; sementes de girassol; batata doce cozida; amêndoas, nozes e amendoins; espinafre cozido; brócolis fresco; leite; iogurte; aveia; banana; maçã.