O tricô nunca sai de moda, e agora surge mais versátil e elegante em materiais como lã de caxemira e mohair. Em tons neutros e terrosos, como bege, marrom e cinza, além de cores mais vibrantes, como laranja e vermelho e até neon, ele deve invadir as vitrines deste inverno. O modelo em alta é o oversized, com gola alta e mangas ajustadas. Confortável e quentinho, ele possibilita looks que mesclam o clássico com o moderno, que ganham um ar despojado ao ser combinado a um cinto de couro e uma bota de cano longo. E a lã natural é uma das tramas mais utilizadas. Trata-se de uma fibra de origem animal muito utilizada nos países andinos, derivada da pelagem da ovelha, da vicunha, da alpaca, da lhama…
Segundo Katia Linden, professora de corte e costura do knit café Novelaria – um espaço especializado em artes manuais em São Paulo –, entre os fios mais usados nessa época do ano estão o merino ou o mohair, encontrados em peças de tricô, como casacos, blusas, vestidos, mantas e cachecóis. “Quanto mais frio, maior a necessidade de isolamento térmico, ou seja, usar peças que ajudem a reter o calor do próprio corpo. No calor, precisamos de peças que ajudem a pele a respirar e também a não reter calor”, explica a especialista, que completa: “os tecidos e tramas com textura, confortáveis e quentinhos também combinam com alfaiataria, xadrezes e até um pouco de brilho!”.
Nas unidades da Novelaria, essa tendência já chegou às prateleiras trazidas pela empresária Aida Fonseca, que encontrou inspiração na famosa feira H+H Cologne 2023, na Alemanha. “Acredito que veremos muito brilho nas peças e também o neon voltando com força”, reforça Aida. A Novelaria conta com um time de designers reconhecidos no segmento craft, que dão aulas de tricô, crochê, bordado, macramê, punch needle e corte e costura, e estão sempre antenados no mundo da moda.
Agradecimentos: Denise Campos e Maira Escovar, da assessoria Mali Content