Casamento: 10 dicas para acertar nas produções e faturar mais

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Segundo Rosângela Barchetta, do Studio W, de São Paulo, cuidar de uma noiva antes de um casamento é um complemento no relacionamento entre o profissional e sua cliente. “Representa também uma oportunidade de captação de nova clientela e, em consequência, o aumento do faturamento do salão – desde que se trabalhe com planejamento”, afirma ela, ressaltando que não adianta a mulher desfilar um vestido maravilhoso em igreja superbem decorada se estiver com penteado e maquiagem errados. “Ao contrário, vestido e igreja simples combinados a um cabelo incrível e um make-up perfeito farão uma noiva linda eternizada em imagens e vídeos”, define a empresária. A seguir, orientações para quem pretende investir neste filão.

1.SAIBA QUEM É A SUA CLIENTELA

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É importante ter claro o perfil da cliente, não apenas para acertar na produção. “As noivas do Studio W querem um serviço impecável e dispensam atendimento privativo. Curtem o dia ao lado de amigas, madrinhas e familiares, às vezes até com coquetel rolando. Algo bem descontraído, em sinergia com o retrato da geração que tem se casado no momento. Já para as mais conservadoras, que desejam privacidade total e banho de banheira, não atendemos à expectativa”, exemplifica Rosângela Barchetta. Para esse público há outros espaços, como a rede Jacques Janine, que oferece o mimo do plano básico ao completo.

2. DECIDA O QUE VAI OFERECER E ONDE

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Isso para definir o que entrará no pacote da noiva, do noivo, dos convidados… Geralmente, eles incluem limpeza de pele, depilação, design de sobrancelhas, manicure, pedicure, drenagem linfática e massagem relaxante, bem como cabelo e maquiagem. Além da estrutura para os serviços normais realizados no salão, é preciso ter um local confortável e privativo para a noiva se trocar e tomar banho.

3. SELECIONE UMA FIEL ESCUDEIRA

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“Ter uma pessoa para acompanhar o atendimento da noiva e cuidar dos detalhes é mais importante para nós do que um espaço exclusivo, produtivo poucas vezes na semana”, comenta a empresária do Studio W, que informa investir na capacitação das profissionais para garantir o sucesso desse dia especial.

4. CUIDADO COM OS HORÁRIOS

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O atendimento começa pelo menos três meses antes, período no qual se constrói a relação entre noiva e profissionais. “A partir disso, tudo é planejado em pormenores para que nada saia errado. No dia da cerimônia, é aberto um horário estendido para garantir o cumprimento do acordado”, ensina Rosângela para evitar agenda truncada. Outro detalhe valioso: toda a equipe precisa saber o que será feito para não repetir o look em outra pessoa.

5. GARANTA UMA BOA DIVULGAÇÃO

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Elaborar um plano de marketing, divulgar nas redes sociais e bolar pacotes inovadores são medidas que ajudam a propagar seu serviço. Mas nada se compara com a recomendação de quem teve uma experiência positiva para captar mais atendimentos. No Espaço Jô Nascimento, em Limeira (SP), as clientes costumam pedir informações via Facebook ou Instagram. “Nesse primeiro contato, já devemos encantá-las, respondendo às suas dúvidas e convidando-as para visitar o salão”, comenta Jô Nascimento.

6. MANTENHA A EQUIPE AFINADA

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Há quem opte por não atender mulheres à beira do altar, portanto nada de forçar a barra. “Respeite o desejo desse profissional. Trabalhar com noivas exige engajamento, responsabilidade e felicidade na prestação dos serviços. Todos têm de estar na mesma vibe de alegria da cliente e de suas convidadas”, acredita Rosângela Barchetta.

7. APOSTE NOS DIFERENCIAIS

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O Maison Le Jour, em Campinas (SP), já foi premiado pela excelência dos serviços oferecidos para quem vai casar. No cardápio, entram consultoria de visagismo, que permite saber tudo sobre a mulher e a cerimônia, e barbearia, que inclui corte de cabelo e barba e iluminação do rosto com air brush. O atendimento externo também deve ser considerado, seja para preparar a noiva fora do salão ou cuidar de retoques durante a festa.

8. ATUALIZE SEU REPERTÓRIO

 

Fazer cursos de penteado e de maquiagem específicos para noivas e noivos é básico. Mas tem de ir além e saber das tendências no segmento. Na moda para madrinhas, por exemplo, o trend é demoiselle (elas usam roupas da mesma tonalidade, de preferência em cores pastel), aponta o e-commerce Dress & Go, que aluga vestidos de festa assinados por grandes estilistas. Já no quesito cerimônia e décor, a jornalista Kátia Deutner fala da composição de elementos rústicos com outros sofisticados. Idealizadora do site Buscando Sonhos, ela explica que a influência vem dos Estados Unidos e agrega o informal na medida certa. “A decoração une o clima intimista ao requinte que um casamento precisa. A mistura vem em elementos como garrafas recicladas envoltas em rendas para abrigar flores, por exemplo. Objetos pessoais como livros antigos, toalhinha de crochê feita pela vovó e mobiliário retrô também entram na lista. Quanto aos doces, o naked cake (bolo sem cobertura) continua em alta”, comenta.

9. ACERTE NA PRODUÇÃO

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O cabeleireiro e o maquiador devem fazer uma produção que dure o maior tempo possível. Isso não significa gastar uma lata de spray fixador no penteado, tampouco carregar no make-up. Moderação é a medida certa, lembre-se. “Na tentativa de esconder alguma imperfeição ou conferir um bronzeado, o beauty artist pode deixar o rosto muito diferente do pescoço e do colo. Para não estragar o visual, o tom deve ser o mesmo da pele”, alerta Fabrício Johann, do Espaço By MoMA, em São Paulo. Atenção também ao uso do pó translúcido e do iluminador, cujos efeitos mudam sob a luz das fotografias e filmagens. “Tire uma foto com flash antes de a noiva sair rumo ao casamento, para não correr riscos”, sugere o artista.

10. COLOQUE TUDO NA AGENDA

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Pense no tempo de recuperação dos procedimentos. “A limpeza de pele e o design de sobrancelhas precisam ser feitos de 15 a 30 dias antes da cerimônia”, avisa Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas. Os peelings, por sua vez, no mínimo com 30 dias de antecedência. “Para evitar alergias ou irritações, disponibilize sabonetes adequados ao tipo de tez da cliente, incluindo demaquiante hipoalergênico”, conclui ela.

 

 

Texto: Annamaria Aglio (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: divulgação e Shutterstock

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