Quando e como usar água termal?

Beleza de À La Garçonne é minimalista e fresh
Beleza de À La Garçonne é minimalista e fresh
13 de março de 2018
Marcos Proença ministra curso em Recife
14 de março de 2018
Exibir tudo
Quando e como usar água termal?

A água termal tem forte ação calmante, hidratante e antioxidante. O produto pode ser usado depois da depilação, após a exposição solar e nos cabelos

A água termal está na moda, mas você sabe quando e como deve usar esse poderoso produto? “Uma água, para que seja considerada termal, tem que percorrer uma grande área de terreno. Essa água vai arrastando do solo uma série de micronutrientes e minerais importantes. Ao ser coletada na fonte, ela apresenta alta concentração e riqueza dessas substâncias. Isso acrescenta poder anti-inflamatório, antioxidante e cicatrizante”, explica a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Na composição da água termal estão olioelementes como zinco, selênio, silício, magnésio, manganês, potássio, cálcio, enxofre, ferro, entre outros. Mas eles aparecem em concentrações diferentes porque vai depender do solo em que a água foi extraída.

Por que usar?

Alguns estudos mostraram o potencial da água termal em tratamentos dermatológicos, como renovação celular, hidratação, cicatrização de feridas, ação antibacteriana e antiacne. Além disso, atua como antioxidante e tem atividade anti-inflamatória. “Com relação à renovação celular, estudos indicam que esses oligoelementos estimulam a migração dos queratinócitos, renovando a pele. No caso da cicatrização, o zinco atua na fisiologia cutânea, modulando a inflamação. O manganês e o cobre aceleram a recuperação da barreita epidermal. Já o enxofre, tem efeito antibacteriano e antiacne, por remover o excesso de sebo sem provocar irritação”, explica a dermatologista.

Quando e como usar água termal?

Quando e como usar

Pós-depilação

“A água termal gelada ajuda a manter o pH da pele, tem efeito anti-inflamatório, anti-irritante e calmante. Além disso, prepara a pele para receber o hidratante. Após a depilação, a pele está sensibilizada, e o uso da água termal colabora para um processo de reposição desses oligoelementos, que são fundamentais para restabelecer a função de barreira da pele”, acrescenta.

Após exercícios físicos

“Além de refrescar, a água termal ajuda a repor os oligoelementos e sais minerais perdidos pela transpiração e pela exposição solar, mantendo o equilíbrio e a saúde da pele. Nestes casos, recomendo os produtos em spray. Deixe na porta da geladeira e borrife no rosto várias vezes ao dia e após as atividades físicas”, indica a médica.

 

Quando e como usar água termal?

Depois do sol

“Além de ingredientes anti-inflamatórios, a água termal conta com silício, um antioxidante de primeira linha. Ele ajuda não só no pós-sol, mas também em patologias e eczemas do tecido cutâneo”, diz Thais Pepe.

 

Amenizar olheiras

“Para esse uso, a água termal deve ficar na geladeira por alguns minutos. Faça uma compressa sobre a região. A temperatura fria associada aos ativos calmantes estimula a vasoconstrição, diminuindo o aspecto das olheiras. Esse processo pode anteceder o tratamento com cremes ricos em meiyanol, pepetídeos, ácido hialurônico e antioxidantes associados a despigmentantes”, completa.

 

Melhorar a cicatrização

“Por ter alta concentração e sinergia de oligoelementos importantes, tem ação anti-inflamatória e reparadora da barreira cutânea. Induz a comunicação celular e faz as células melhorarem a capacidade de regeneração. Por isso a água termal é muito usada em pós-peelings e pós-lasers”, acrescenta a dermatologista.

 

Em ambientes secos

“A água termal ajuda a manter a pele hidratada em locais com ar-condicionado e em viagens de avião. O tempo seco retira lipídeos e estimula a evaporação de água, o que diminui a hidratação da pele”, explica.

 

Hidratar o cabelo

“Embora a absorção pelo fio e couro cabeludo seja menor do que a da pele, a água termal também beneficia o cabelo. Principalmente em dias de muita sol, banhos de mar e piscina. Recomendo borrifar logo após a exposição para remover o excesso de sal e cloro dos fios. Isso evita danos à ceramida do fio”, finaliza a dermatologista.

 

Fotos: Shutterstock

Os comentários estão encerrados.